Bauhaus e Arquitetura de TI

ln-bauhaus

Não é sem motivo que a área de Arquitetura de TI tem esta nomenclatura. Pessoalmente gosto de traçar paralelos etimológicos para entender um pouco mais o sentido das coisas e suas origens. O conhecimento da verdade é o que liberta.

A Bauhaus é a junção de “bauen” (“para construir”, em alemão) e “haus” (“casa”). Segundo a descrição encontrada no Wikipedia a Staatliches-Bauhaus foi uma escola de arquitetura de vanguarda sendo a primeira escola de design do mundo. O principal campo de estudos da Bauhaus é a Arquitetura, embora existam outros campos de estudo, esta escola do pensamento procurou estabelecer entre outras coisas planos para a construção de casas populares baratas na República Alemã de Weimar, devastada economicamente após a primeira grande guerra mundial.

Atualmente ela é associada ao minimalismo tão difundido em nosso tempo e amplamente adotado por grandes players do mundo de TI.

O próprio Adolf Hitler odiava o método de pensar da Baushaus com foco apenas na forma e função e sem penduricalhos. Afinal de contas o Führer tinha um sonho megalomaníaco de transformar Berlim na mais linda capital do mundo e para ele o parâmetro de comparação era Paris a cidade luz. Triste fim de Berlim, devastada pela artilharia Russa e pelos bombardeios noturnos dos aliados. Além disso, a Bauhaus era associada ao governo socialista de Dessau e vista como uma das estratégias comunistas de subversão do modus operandi Germânico.

Acredito que tanto a ITIL quanto o Togaf tocam superficialmente o conceito da Bauhaus quando citam o termo em Inglês KIS – Keep It Simple.

Os Arquitetos de TI podem se valer dos conceitos da Bauhaus para performarem melhor em suas atividades diárias e não apenas na idealização de soluções de TI, mas também na criação de apresentações, documentos e desenhos limpos com forma simples e função específica.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Juares Dodenko disse:

    Abstracao faz parte do trampo….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *